Elevadores do Morro do Cantagalo são inaugurados

30/06/2010 - O Globo
Elevador do Cantagalo liga Morro do Cantagalo à estação do metrô de Ipanema. Foto: Marcos Tristão
RIO - Os elevadores de acesso ao Morro do Cantagalo, em Ipanema, foram inaugurados nesta quarta-feira. Os elevadores ligam a comunidade à Estação General Osório do Metrô. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes também entregaram as chaves de 64 unidades habitacionais no complexo Pavão-Pavãozinho/Cantagalo. O evento marca a conclusão da primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na região.
- O que estamos fazendo aqui é mais que acessibilidade, novas habitações e cidadania. Estamos reintegrando a cidade - ressaltou Cabral.
O elevador do Morro do Cantagalo é composto por duas torres, uma de 64 metros e outra de 31 metros. Os aparelhos têm capacidade para transportar até 100 pessoas ao mesmo tempo. A iniciativa beneficia mais de 10 mil moradores e faz parte do Complexo Rubem Braga, que inclui ainda o "Mirante da Paz", no topo da torre mais alta, e postos de serviços públicos, como o Rio Poupa Tempo, que ainda serão abertos.
Na primeira fase das obras do PAC, foram investidos R$ 45 milhões no Cantagalo e no Pavão-Pavãozinho. Na segunda etapa, estão previstos a construção de 76 unidades habitacionais e a abertura de um anel viário para integrar todas as regiões e permitir o acesso de serviços, como coleta de lixo e ambulâncias a todos os pontos dos dois morros. As obras estão orçadas em R$ 50 milhões. A UPP do Cantagalo também vai ganhar uma nova sede: um prédio de cinco pavimentos já existente na comunidade.