Paes anuncia novos trajetos de plano inclinado ligando Vila Cruzeiro à Igreja da Penha

12/12/2010 - O Globo - Felipe Sil



RIO - O prefeito Eduardo Paes anunciou, neste domingo, a complementação do plano inclinado que leva à Igreja da Penha. Com o valor estimado em R$ 17,6 milhões, as obras consistem na construção de dois novos trajetos por trilhos que serão ligados à estrutura já existente. Um terá 188 metros de extensão e irá da Avenida Nossa Senhora da Penha a uma das entradas da Vila Cruzeiro. Da comunidade sairá o outro, com 58 metros, que levará ao pátio do ponto turístico.

A licitação está marcada para o dia 30 de dezembro. A previsão é de que as obras fiquem prontas em março de 2012. As cabines serão panorâmicas, com capacidade para transportar 25 passageiros (1.875kg). O projeto também prevê uma plataforma de chegada, com cobertura em estrutura metálica, pisos revestidos, iluminação e abrigo para cabines de transporte.

Junto com a instalação de dois planos inclinados, também está prevista a revitalização da área do antigo parque de diversões do local e melhorias na igreja. Haverá recuperação nas fachadas e no telhado, limpeza e pintura da amurada no entorno, além de recuperação do piso e dos guarda-corpos da escadaria.