Plano inclinado do Dona Marta volta a operar nas cinco estações neste sábado

Rioluz assumiu serviço de transporte na comunidade, que era realizado por empresa particular paga pelo estado

POR MARTA PAES

29/08/2015 - O Globo

Bondinhos do Morro Dona Marta voltam a operar nas cinco estações - Custódio Coimbra / Custódio Coimbra

RIO - Moradores do Dona Marta voltaram a ter, neste sábado, o serviço do plano inclinado em todas as cinco estações. Uma equipe técnica da Rioluz, que assumiu a operação do bondinho, esteve de manhã no local, acompanhando o trabalho. A partir deste sábado, o horário do bondinho passa a ser das 8h às 23h. Há cerca de um mês, como O GLOBO mostrou neste sábado, o transporte estava funcionando das 8h às 18h, e, na última semana, somente até a terceira estação, deixando muitos moradores a pé.

Além de vários transtornos, a situação causava indignação. Para a dona de casa Viviane Pereira da Silva, o horário restrito só servia aos turistas.

- Minha filha tem 4 anos e faz tratamento para as pernas, e eu tenho problema na coluna. Como moro na quarta estação, tinha que descer e subir com ela todos os dias. Além disso, ela sai para a escola às 7h, e não tem bonde. Das 8h às 18h, só serve para gringo - reclama.

O horário original de funcionamento era das 6h30m ate meia-noite. Neste primeiro momento, no entanto, a Rioluz vai operar das 8h às 23h. Mas Heronildes Veríssimo, o seu Dida, de 78 anos, já vê motivo para comemorar. Até esta sexta-feira, ele precisava encarar a escadaria e as ruelas de bengala, e lamentava a falta do bondinho nas duas últimas estações.

- Agora está ótimo, mas é preciso que continue assim - afirma.

Não foi só o ir e vir de moradores que melhorou neste sábado. O plano inclinado também contribuiu para o trabalho do gari Paulo César Ferreira, que voltou a poder usar o serviço para subir e descer com as lixeiras da Comlurb.

- Quando o bondinho fica parado atrapalha muito o serviço, e a gente faz mutirão para não deixar o lixo acumular - explica.

Ex-moradora do Dona Marta, a doméstica Karine Ferreira de Oliveira aproveitou o retomada do serviço do bondinho para visitar amigos na comunidade.

- Estou a passeio, mas acho que não é um serviço que não pode parar. Há muitos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Isso é um direito de todos - avalia.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/plano-inclinado-do-dona-marta-volta-operar-nas-cinco-estacoes-neste-sabado-17347677#ixzz3kETcm1r2 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.