Plano inclinado em igreja de Jacarepaguá é inaugurado

Santuário de Nossa Senhora da Penna é o segundo mais antigo do bairro

POR NATÁLIA CASTRO

24/08/2014 - O Globo


O plano inclinado Monsenhor José Carlos Moreira facilitará o acesso à Igreja Nossa Senhora da Pena, em Jacarepaguá
Foto: Adriana Lorete / Agência O Globo
O plano inclinado Monsenhor José Carlos Moreira facilitará o acesso à Igreja Nossa Senhora da Pena, em Jacarepaguá
Foto: Adriana Lorete / Agência O Globo


RIO — Em cerimônia com presença do cardeal-arcebispo Orani Tempesta, o prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã deste domingo, o plano inclinado Monsenhor José Carlos Moreira, de acesso à Igreja Nossa Senhora da Penna, na Freguesia. Construído entre 1633 e 1642, o santuário é o segundo mais antigo de Jacarepaguá — atrás, apenas, da Igreja de São Gonçalo do Amarante, no Engenho do Camarim, com data de 1625 — e localizado no topo da Pedra do Galo, a 160 metros de altura. A obra conta com duas estações: a estação José Roiz de Aragão, na rua Nossa Senhora da Penna, e a estação Provedora Lygia Moreira Alves de Brito, no alto do rochedo. O investimento foi de R$ 6,7 milhões, e está voltado, também, para as comemorações dos 450 anos da cidade, em 20 de janeiro do ano que vem.

— É importante que possamos chamar a atenção para esses pontos turísticos da cidade. O trabalho nessa região não está apenas na solução dos problemas do dia a dia, mas na qualificação do espaço e da sua importância cultural — disse Eduardo Paes, reconhecendo que o acesso à igreja é difícil. — Muitos cariocas não conhecem essa igreja, que tem uma das vistas mais privilegiadas da cidade. Esse plano permite o acesso não somente aos católicos, mas a todos os turistas que querem conhecer esse lugar.

Em seu discurso, Dom Orani reiterou que as possibilidades criativas são imprescindíveis para que as pessoas tenham oportunidade de conhecer mais o que o Rio de Janeiro tem a oferecer.

—São providências para o bem da sociedade. Para que todos possamos acessar os pontos turísticos e desfrutar deles.

O trajeto de 110 metros de uma estação a outra dura cerca de quatro minutos, e o elevador diagonal acomoda 18 pessoas de cada vez. Há ainda um elevador para oito pessoas, que liga a estação superior ao pátio da capela. A administração é feita pela RioLuz. com uma equipe de dez pessoas. O horário previsto para o funcionamento do plano inclinado é de 8h às 17h, diariamente. Um alento para os frequentadores da igreja.

— Sou nascida e criada aqui, e esse plano inclinado é um pedido antigo nosso, já que a subida até o topo dura cerca de meia hora. Até um padre já infartou uma vez subindo. Estamos muito empolgados e satisfeitos — diz a gerente de vendas Nelma Lúcia Barbosa, de 54 anos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/plano-inclinado-em-igreja-de-jacarepagua-inaugurado-13715304#ixzz3l6EOPNiZ 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.