Rio de Janeiro: Plano Inclinado de mais de 100 anos ainda funciona em colina da Usina


Bafafá - 11/02/2021

O Rio de Janeiro, definitivamente, é cheio de histórias. Não é que funciona há mais de 100 anos um plano inclinado numa colina do bairro Usina pertencente ao Colégio Regina Coeli, da ordem Sagrado Coração de Jesus. As cabines percorrem uma distância de 130 metros e ligam o edifício anexo onde funcionava o hotel Moreau no final do século 19 e pertecente a uma francesa.

Diz a lenda, que Madre Francisca Xavier Cabrini foi ao Hotel Moreau, subiu de bondinho, admirou o plano inclinado e achou muito interessante o transporte. Como tinha fundado em 1908 um colégio dedicado a Nossa Senhora Aparecida, no bairro Flamengo, estava procurando um lugar mais afastado para fugir da epidemia da varíola que grassava a cidade. 

Apesar do terreno estar localizado na encosta de uma montanha, tudo era resolvido com o plano inclinado que transportava os hóspedes do então hotel. Há registro do transporte funcionado em 1895.

A primeira missa foi no dia 3 de dezembro no grande salão da antiga sala de jantar do hotel, a segunda foi no dia de Natal, e no dia 6 de fevereiro de 1909 deu-se o início das aulas.

Madre Cabrini faleceu de malária e seus restos estão enterrados na Escola Madre Cabrini, em Manhattan - Nova Iorque. Ele foi beatificada e canonizada pelo papa Pio XII.