Corumbá: bondinho de R$ 1,5 milhão não funciona e vira casa de sem-teto


01/07/2023 - O Jacaré

Por Richelieu de Carlos

O Funicular/Plano Inclinado ficou sem utilização após ser inaugurado em maio de 2022. Foto Fábio Marchi/MS Diário.

O que foi motivo de celebração em maio de 2022, virou decepção para a população de Corumbá. Inaugurado até com presença de ministro, o “bondinho” do Porto Geral jamais entrou em operação desde a sua inauguração e só tem tido utilidade como abrigo para pessoas em situação de rua e usuários de drogas, segundo moradores.

O equipamento deveria estar sendo usado tanto por turistas como por moradores que precisam se deslocar entre a parte alta e a parte baixa da cidade, no Porto Geral, às margens do Rio Paraguai. Depois de seis anos em reforma, que custou R$ 1,5 milhão de recursos federais via Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o bondinho está parado desde a inauguração, se deteriorando por mais de um ano.

O Funicular/Plano Inclinado, como é chamado oficialmente, foi entregue pelo prefeito Marcelo Iunes (PSDB) e pelo então ministro do Turismo, Carlos Brito, em 13 de maio do ano passado. Como funciona em um elevador sobre trilhos, ganhou o apelido de “bondinho” pelos corumbaenses, que ainda não puderam usufruir do veículo que liga a avenida General Rondon e a Travessa Mercúrio.

“Ele foi inaugurado, funcionou uma vez com o ministro do Turismo, o prefeito e a primeira-dama, e agora está parado, abandonado, largado”, diz o vereador Chicão Vianna (PSD). “A gente sempre faz requerimento cobrando a prefeitura, mas sempre dizem que estão tomando as devidas providências e fica por isso mesmo”.

O descontentamento do povo aumentou durante as festividades de São João, pois o veículo ajudaria na locomoção do grande fluxo de pessoas por um local de acesso complicado, como reconhece a própria prefeitura de Corumbá.

“Atualmente o acesso entre a parte alta e a parte baixa (orla do rio Paraguai) da cidade de Corumbá é feito através de várias ladeiras e a histórica Escadinha da XV. […] Porém devido às grandes inclinações das ladeiras, dentre outros fatores, é dificultosa a mobilidade de ônibus de transporte público e pedestres a pé, desta forma não promove a facilidade de acesso ao Porto por parte da população local e dos turistas”, informa o site do Paço Municipal.

Bondinho só foi usado pelo ministro e pelo prefeito de Corumbá. Foto Clóvis Neto/Divulgação

Reportagem do jornal MS Diário esteve no local e tirou diversas fotos mostrando o abandono do Funicular. Em conversas com moradores, foi relatado que o lugar é frequentado por usuários de drogas e crianças e adolescentes em busca de aventuras. O que é confirmado pelo vereador Chicão.

“Estive esses dias lá. Hoje em dia, está tudo deteriorado. Virou abrigo para mendigos e usuários de drogas. É um cheiro de urina e merda absurdo”, relata o parlamentar.

Outra reclamação é que uma das alternativas de locomoção, a “Escadinha da XV”, também está fechada.

“Ela também dá acesso ao Porto Geral e está parada há anos. A prefeitura fala que está licitando, dá deserto e fica por isso mesmo. Fica um tapume horroroso, numa cidade histórica, numa avenida linda, cheia de palmeiras. Para subir, só de carro ou andando em uma ladeira extremamente inclinada”, explica o vereador.

A reportagem de O Jacaré entrou em contato com a Prefeitura de Corumbá, mas não houve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

Veja abaixo mais fotos do Funicular/Bondinho e da Escadinha do XV, créditos Fábio Marchi e reprodução.