Fortaleza: Elevador do Morro Santa Terezinha começa a operar nesta segunda-feira, 31


28/08/2020 - Diário do Nordeste

Equipamento deve ajudar na locomoção de pedestres.


Elevador começa a operar nesta segunda-feira (31)
Foto: Raphael Malheiros/ Divulgação


O elevador sobre trilhos do Morro Santa Terezinha, no bairro Mucuripe, começa a funcionar a partir desta segunda-feira (31), das 7h às 17h. O equipamento está localizado ao lado da escadaria principal do Morro e deve auxiliar na locomoção dos pedestres.

Com investimento de R$ 500 mil provenientes da Prefeitura de Fortaleza e do Ministério do Turismo, o equipamento suporta até 450 kg e opera em velocidade de 20 a 30 metros por minuto. Cada percurso de 80 metros, subida ou descida, é feito em 3 minutos e meio. O funcionamento e manutenção do equipamento passam a ser de responsabilidade da Regional II.

Requalificação

O elevador faz parte das obras de requalificação do Morro Santa Terezinha, entregues a partir de 2018, que contou com um novo calçadão, nova escadaria, praças, academia ao ar livre e diversos outros equipamentos como parque infantil, anfiteatro, iluminação, pintura, lixeiras subterrâneas e guarda-corpo em todo o mirante.

Já a segunda etapa da requalificação, entregue em dezembro do ano passado, contemplou a construção de mais trechos de passeios, uma nova praça, uma nova escadaria e uma Areninha.

"O elevador funicular vem para coroar a requalificação do Morro. O equipamento vai proporcionar acessibilidade a todos aqueles que têm dificuldade de locomoção para que possam vencer a escadaria que existe naquele trecho", detalha a secretária de infraestrutura de Fortaleza, Manuela Nogueira.

Av. Vicente de Castro

Próximo ao Morro, a avenida Vicente de Castro, que faz parte do projeto dos Corredores Turísticos, também passa por requalificação, orçada em cerca de R$ 9 milhões. A via recebeu galeria de drenagem e substituição do pavimento asfáltico por piso em blocos de concreto, novas calçadas, acessibilidade com piso tátil, passagens e elevadas.

As obras, que devem ser entregues em outubro deste ano, ainda incluem, a instalação de ciclovia, paisagismo e nova iluminação.